Os desabafos e porque não os devaneios de alguém que diz ter algo de muito importante a revelar ao mundo e quiçá a Portugal, sobre materiais e outras coisinhas. Os materiais “andem” por aí …e já agora as “bases” alguém as viu!?

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

A importância de ser boi & Tias há muitas

Antes de mais quero desejar a todos os meus amigos e leitores deste blog um excelente ano do boi . Não pensem q vos vou massacrar com uma dissertação sobre o significado do boi. Já bastou o ano passado – onde falei sobre a importância de ser o ano do rato. Se quiserem saber o q vos reserva em 2009, ou tirar as dúvidas acerca do vosso signo chinês, vão à wikipedia. Para os que ficaram c a pulga atrás da orelha eis um 1 pedaçinho de informação que encontrei noutro blog: 2009 ser o ano do boi significa que a prosperidade virá através do trabalho árduo e da fortitude.
Sou só eu ou não acham que isto é 1 pouco genérico? diz muito e não diz nada. Será q isto de ser ano de crise tem algo a ver? Parece bater certo. Só com muito esforço é que a crise poderá ser superada. Mas será q cabe apenas aos bois trabalhar p isso? Serão os bois os nossos salvadores? Facto curioso: Obama nasceu em 1961. Sabem qual o seu signo? Boi..

Se uma pessoa for ao dicionário de língua portuguesa e pesquisar ‘Tia’ sabem o que encontra?
Tia:
1. irmã do pai ou da mãe
2. esposa do tio
3. forma de tratamento usada por vezes para as amigas da família mais velhas
4. popular, pejorativo mulher solteira;

Isto a propósito de quê? Para mim ‘tia’ sempre foi a hipótese 1 ou a 2. Desde que começei a dar-me com uma determinada amiga começei a perceber que ‘tia’ é quando a gente quiser – tipo aquela história do natal ser quando o homem quiser. Bem é melhor explicar a minha confusão. Um dia calhou convidar a minha amiga a vir jantar a casa dos meus pais. No fim da refeição a minha amiga diz: obrigado pelo jantar tia, estava tudo muito apetitoso. Isto ou algo parecido. O que interessa aqui é o ‘tia’. Na altura fiquei intrigado. A minha família é muito pequena e sei de cor e salteado as tias e tios que possuo (posso não saber os aniversários, mas conheço-os a todos e mais: sei os seus nomes), por isso.. donde veio esta prima? Onde é q ela esteve escondida durante estes 24 anos?
Depois de sairmos da mesa decidi confrontar a minha amiga:
- Ouve lá que é isso de chamares a minha mãe de tia?
Ela:
- Mike, francamente, é assim que se trata as pessoas mais velhas. É 1 questão de educação sei lá.
Confesso que não fiquei convencido e, até pesquisar hoje no dicionário e descobrir que existe de facto esta possibilidade, que corresponde à hipótese nº 3, pensei que fosse mania da minha amiga. Ela e as manias de etiqueta.
Contudo, isto da ‘tia’ ainda continua a perturbar-me. É que essa minha amiga – e não é só ela, existem mtas pessoas a fazer isso – chama ‘tia ’à mãe do seu namorado. Será que ela não vê que está a condenar a relação??? Se calhar não vê. N leu ‘Os Maias’ provavelmente. Comprou aqueles resumos e deu-se por satisfeita.
Bem, aviso que as próximas frases contêm spoilers acerca desta grandiosa obra do Eça de Queiroz:
Sabem porque é q não há um happy ending no livro? E não não tem nada a ver com o ramalhete ser uma seca e a descrição deste prolongar-se durante 50 págs, aliás isso é um mito urbano amiguinhos. A sério. Quem vos disse isso está a gozar com vocês; a parte do ramalhete é a melhor do livro digo-vos...cheia de acção, comédia. Tão a ver o harry potter? ou o sr dos anéis? É muito, muito melhor. Mas respondendo à pergunta: não há final feliz pois o par romântico da trama não acaba junto. E porquê? INCESTO. Xiii que palavra feia pensarão muitos de vocês (é como bruxismo. E não não estou a inventar palavras) Incesto significa cometer um pecado carnal com alguém aparentado. Não é que Maria Eduarda descobre que o gajo com quem ela andava a dormir – Carlos Eduardo - era seu irmão?
E isto tudo para dizer que manos, primos, primos em 2º grau, em 3º grau é tudo a mesma coisa. É errado. Agora pergunto: ainda assim, querem chamar as vossas futuras sogrinhas de “tias”? e o mesmo vale para os rapazes. Atrevam-se vá. Coincidência ou não, com a minha amiga não correu lá muito bem.

Ex-o-Ex-o

Rapaz das bisbilhotices


Fig. 1 - Espécime de boi conhecido como 'Bocas'

p.s: E perguntam aqueles que ficaram a pensar – ou ruminar, no caso de serem bois - como é que eu trato as sras mais velhas? Duhh trato-as por ‘donas’. como é q havia de ser?!? e às vezes por ‘sras. donas’ - depende da sra.
Essa minha amiga acha esta denominação péssima. Já experimentei com a avó dela e n gostou (manias..).

2 comentários:

eu disse...

já n lia um post tao giro há mt tempo:P sim sr, esmeraste-te (estou mm a ver esse filme todo hehe)

Rita Oliveira disse...

Uma prima nova.... aí está algo que não esperava:)
Mas sabes, conheço muita gente assim:P

bj,
Rita