Os desabafos e porque não os devaneios de alguém que diz ter algo de muito importante a revelar ao mundo e quiçá a Portugal, sobre materiais e outras coisinhas. Os materiais “andem” por aí …e já agora as “bases” alguém as viu!?

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Nova Lei da Prevenção do Tabagismo

Toca-nos a todos, mais cedo ou mais tarde, abordar aqui um assunto mais ou menos sério (e se eu fosse sopinha de massa diria maxómenox xério). Eu optei por falar da nova lei antitabagismo, tb conhecida por "se keres fumar vai pra rua porque eu já estou farta de levar com 100 m^3s^-1, caudal volumico, de fumo enquanto degusto a minha merenda prensada e magnun hot" (sendo este último 1 grande roubalheira, diga-se de passagem).

Confesso que, em outros tempos era-me perfeitamente indiferente estar ou não num ambiente de fumadores. A parte "bela" de nos tornarnos adultos é que cada vez somos menos tolerantes. É o primeiro passo para nos tornarmos como "aqueles velhos que só resmungam", mas a verdade é que se as coisas nos incomodam e chateiam, já não sentimos qualquer necessidade ou obrigação de calar. Não só me refiro em termos de saúde (se queres morrer força, mas deixa os meus pulmões e vias afins em paz), a verdade é que me irrita. Embora me dê com algumas pessoas que fumam, não consigo sentir qualquer tipo de compaixão enqt os vejo a gelar o rabo (bem cm o resto do corpo) ao relento enquanto dão continuidade ao seu vicio, e eu respiro um ar ligeiramente mais puro.

Isto talvez sejam reflexos de uma infância num lar onde 1 dos pais fumava tal qual chaminé, facto a que atribuo mts dos meus problemas respiratórios (e dai talvez não, mas outras das coisas q adiquiri, de forma qse terapeutica, com a idade foi aprender a destilar o meu veneno em alguém. culpar os pais parece-me legitimo. pode-se sempre culpar os pais pelos traumas da infancia).

Em suma, quero manifestar o meu agrado por, FINALMENTE, esta lei ser de facto posta em prática. Lamento por todos os fumadores (hesitação, tosse, novamente hesitação), talvez seja a vossa oportunidade de fazerem algo por vocês e deixarem de fumar!

;)

Para não pensarem que sou uma louca antitabagista possuida, aki deixo uma outra opinião acerca desta nova lei.


2 comentários:

mig/mag disse...

concordo plenamente ctg. já n era sem tempo que esta lei era posta em práctica. gostei do post. prova k os materialistas tb sabem falar de coisas sérias.
vamos lá ver é se o nº de visitantes n cai em flecha :p

Ana disse...

Eu identifico-me completamente com este post!
Sou completamente a favor da nova lei, aliás, ela devia ter vindo mais cedo...
Não temos de levar com o fumo dos outros mm que sejamos saudáveis, quanto mais s tivermos problemas respiratorios, k é tbm o meu caso =/
Infelizmente, nem assim as pessoas deixam de fumar! Nem ke os maços aumentassem p 10 euros, deixavam de fumar...
Vi uma vez uma entrevista na TV a um senhor já dos seus 60, 70 anos, ke dizia ke há meses andava c sapatos rotos, pk nunka conseguia poupar o dinheiro p os comprar, pois não conseguia evitar comprar menos de 2 maços por dia...enfim, é triste... ver ke as pessoas pensam assim